ANTÓNIO CABRITA é licenciado pela Escola Superior de Dança (2008), formado pela Escola de Dança o Conservatório Nacional (2000), estudou dança no Joffrey Ballet School em Nova Iorque (2001), tem o curso de cinema da New York Film Academy (2001), e o curso de Criatividade Publicitária da Restart em Lisboa (2004).
Tem desenvolvido trabalho entre Portugal, Alemanha e outras cidades europeias, como bailarino, coreógrafo, actor, “vídeo-designer”, e músico. Trabalhou nos últimos anos com Rui Horta, Né Barros, Silke Z., António Tavares, Tânia Carvalho, Ana Rita Barata, Pedro Ramos, Feliz Lozano, Hofesh Shechter, entre outros. Tem participado em projectos e festivais tais como o projecto Colina, Repérages, e Festival Temps d'Images. Foi fundador e programador do espaço cultural EspaçoM entre 2003-2004. Entre 2003-2005 foi director artístico dos projectos Solos 1=1+3+12+132 e ÉHORA. Com o solo Volátil foi convidado a participar no primeiro festival de solos em 2006, no teatro MalaPosta. Desde 2009 tem colaborado em projectos com deficientes com paralisia cerebral na companhia CIM. Tem trabalhado como desenhador de vídeo para peças em várias companhias de dança e teatro. Tem colaborado também em projectos multidisciplinares entre dança/ linguagem computacional. Como fotógrafo expõe trabalhos tais como, “Magma”, e uma fusão de trabalhos de NY e Barreiro. Como actor tem trabalhado em teatro e cinema em Portugal e Alemanha. Em 2009 foi nomeado para a categoria de novo talento, no Portugal Dance Awards. Criou em 2009 o projecto ”To Fail”.
Coreografou no final de 2011 a peça “88” para a companhia QuorumBallet.
Recentemente, fez parte como bailarino substituto, do projecto “Shelters” de Hofesh Shechter para a Companhia Instável, inserido em Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012.
Criou em 2013 o desenho de vídeo para a versão do “Swan Lake” da companhia QuorumBallet.
Tem dado workshops de composição coreográfica e de vídeo em vários países europeus.
É artista residente na companhia alemã SilkeZ./Resistdance.
Desde 2011 que em colaboração com São Castro desenvolve o projecto ACSC.
(mais informação em www.antoniocabrita.com)
|