King Size parte da teoria de performatividade de género de Judith Butler, que postula a masculinidade como uma performance de género, e dos legados históricos das representações travestis ou crossdressing nas artes performativas ocidentais e orientais.
Esta obra procura confrontrar os dispositivos de criação e dramaturgia de performances drag contemporâneas com os códigos rígidos de representação de género, na dança e no teatro tradicionais, evidenciando a diferenças entre o que é natural e o que é construção cultural ou cénica.
O drag subverte os papéis de género, reforçando os aspetos teatrais dessas interpretações, mas é também uma forma de crítica social e um meio de expressão artística. Os shows drag king/queer - e o que se pode chamar de masculinidade espetacular - permitem rever a encenação da masculinidade e questionar o que é a performance de género?
Através da sua investigação e conceção, King Size pretende analisar como se constrói a masculinidade, para ressignificar as relações entre natureza, género e sexo. Focando figuras que incorporam os mitos masculinos – como os profetas – bem como as suas revisões paródicas, esta criação procura encenar um jogo de desidentificação que resiste às pressões de binarismo sexual, na sociedade e na arte.
Esta peça terá a sua estreia absoluta na Plataforma Portuguesa de Artes Performativas. Mais informações em breve.
Ficha Artística / Técnica
Direção
Sónia Baptista
Interpretação
Ana Libório, Crista Alfaiate, Joana Levi, Paloma Calle, Vânia Doutel Vaz e convidados
Espaço cénico
Raquel Melgue
Styling
João Caldas
Desenho de luz
Daniel Worm d'Assumpção
Som
Margarida Magalhães
Apoio à dramaturgia
Francesca Rayner, Mariana Ricardo, Maribel Mendes Sobreira
Direção de produção
Maria João Garcia
Produção executiva
Beatriz Carola
Comunicação
Helena César
Produção
AADK PORTUGAL
Coprodução
Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Municipal do Porto/Festival DDD, Festival Linha De Fuga
Residência de coprodução
O Espaço do Tempo
Apoio
Evc, Alkantara, Devir/Capa, Citemor, Livraria Aberta, Livraria Snob, Gaivotas6
Agradecimentos
Queer Lisboa, ILGA
Projeto financiado pela República Portuguesa – Cultura / DGArtes
Sónia Baptista
Sónia Baptista tem o Curso de Intérpretes de Dança Contemporânea do Fórum Dança. Obteve, com distinção, o grau de Master Researcher in Choreography and Performance da Universidade de Roehampton em Londres, Reino Unido. A sua formação foi complementada com diversos workshops de dança, música, teatro e vídeo. Como intérprete e co-criadora, colaborou com vários artistas e companhias, entre eles, Laurent Goldring, Patrícia Portela, Aldara Bizarro, Vera Mantero, Thomas Lehmann, Arco Renz, Teatro Cão Solteiro, AADK, Ligia Soares, Silvia Real, Clara Amaral.
No seu trabalho, explora e experimenta com as linguagens da dança, música, literatura, teatro e vídeo. Das suas posteriores criações destaca Icebox Fly. Winter Kick (2003) Subwoofer (2006), Vice-Royale.Vain-Royale.Vile-Royale (2009), Peaufine (2011), Tempus Fugit (2012), Today is it a squirrel? (2013), in the fall the fox, e na queda raposar (2014), Assentar sobre a Subida das Águas (2016), Querer do Corpo, Peso (2017), Triste In English From Spanish (2017), I Call Her Will (2019), e Sozinhar (2019). Em 2023, estreia SWEAT SWEAT SWEAT e em 2024 DYKE ON ICE. Escreve textos dramatúrgicos para outros criadores e coreografa para cinema, vídeo e teatro, entre eles Miguel Clara Vasconcelos, André Godinho, Teatro Praga, Ricardo Neves-Neves, Cão Solteiro. Tem oito livros publicados. Colabora com o Fórum Dança, PED e FOR, ESD, ESTC, Universidades do Minho e Évora. Artista Associada da AADK Portugal.