TERÇA-FEIRA: TUDO O QUE É SÓLIDO DISSOLVE-SE NO AR *
Cláudia Dias

 
foto: Alipio Padilha
 
TERÇA-FEIRA: Tudo o que é sólido dissolve-se no ar é a segunda peça do projeto SETE ANOS SETE PEÇAS que a Cláudia Dias pretende concretizar durante sete anos. O projecto que se insere na área da criação e que, tal como o nome indica, implica a criação de sete peças em sete anos consecutivos, a teve início em 2015.

" Quando era criança assistia fascinada, como muitas pessoas da minha geração, aos programas televisivos do Vasco Granja e ficava deliciada com aqueles desenhos animados que criavam mundos a partir de plasticina, cartolina ou de uma só linha. Cerca de trinta e tal anos depois convoco esse universo, nomeadamente o trabalho de Osvaldo Cavandoli, para esta segunda criação do projeto Sete Anos Sete Peças.

Tendo em conta que uma linha recta é a menor linha que se pode traçar entre dois pontos, este é o ponto de partida escolhido por mim e pelo Luca Bellezze para a criação de uma espécie de cartoon ao vivo urdido a partir de um fio.

Numa lógica de frame a frame vai sendo construída uma narrativa visual e sonora que retrata, de forma sintetizada, aspectos particulares da realidade contemporânea.

Num tempo em que as linhas divisórias, as fronteiras, as barreiras, as linhas da frente e de mira dos conflitos bélicos, as fileiras e as linhas de identificação do drama dos refugiados, as linhas de respeito dos limites marítimos das nações, as linhas duras das fações radicais de organizações políticas e religiosas estão na ordem do dia, pretendemos trabalhar (n)uma linha unificadora, capaz de juntar o que se encontra separado."

                                                                                                                 Cláudia Dias
 
Conceito e direcção artística: Cláudia Dias Artista convidado: Luca Bellezze Texto: Cláudia Dias Intérpretes: Cláudia Dias e Luca Bellezze Olhar Crítico – Sete Anos Sete Peças: Jorge Louraço Figueira Cenografia e desenho de luz: Thomas Walgrave Assistência: Karas Animação: Bruno Canas Direção técnica: Nuno Borda De Água Produção: Alkantara Coprodução: Maria Matos Teatro Municipal; Teatro Municipal do Porto
Agradecimentos: Ângelo Alves, Anselmo Dias, Ilda Figueiredo, José Goulão, Jorge Cadima, Paulo Costa Residências Artísticas: Teatro Municipal do Porto/Teatro do Campo Alegre; O Espaço do Tempo; Centro Cultural Juvenil de Santo Amaro – Casa Amarela
O projeto SETE ANOS SETE PEÇAS é apoiado pela Câmara Municipal de Almada
Alkantara – A.C. é uma estrutura financiada por: República Portuguesa | Cultura/Direcção-Geral das Artes e Câmara Municipal de Lisboa
Cláudia Dias bio> > >