AUTOINTITULADO
João dos Santos Martins & Cyriaque Villemaux
 
     João dos Santos Martins nasceu em 1989 em Santarém. Estudou dança e coreografia em várias instituições na Europa, das quais P.A.R.T.S. em Bruxelas. Trabalha como coreógrafo e intérprete desde 2008, articulando o seu trabalho de autor com múltiplas colaborações manifestas em peças como Le Sacre du Printemps (2013) com Min Kyoung Lee, Autointitulado (2015) com Cyriaque Villemaux e Antropocenas com Rita Natálio, a estrear em 2017. Colaborou ainda com Xavier Le Roy, Eszter Salamon, Teatro Praga, Rui Horta, Ana Borralho e João Galante. A sua peça Projecto Continuado (2015) foi premiada “Melhor Coreografia” pela Sociedade Portuguesa de Autores em 2016, ano em que teve oportunidade de dirigir Vera Mantero, João Fiadeiro, Paulo Ribeiro e Clara Andermatt no evento Reencontro, em Viseu. O seu trabalho foi apresentado em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Áustria, Roménia, Brasil, Uruguai, Chile, República da Coreia e Nova Zelândia.

   Cyriaque Villemaux (1988, Offenburg) estudou dança contemporânea no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris. Em 2012, graduou‐se na P.A.R.T.S em Bruxelas.
As suas colaborações FR/PT e G#$*&!/Disagreement/How to dance things with doing integraram eventos como o Festival d'Automne de Paris (2012) e Tanz im August (2012). Cyriaque Villemaux trabalhou com Noé Soulier (Little perceptions), Xavier Le Roy (Rétrospective) no Centre Pompidou e com Pierre Leguillon (La grande évasion, 2015) no Centre Nacional de la Danse. Em 2013, colaborou com Julie Kowalczyk no projeto Carte, a children´s book no Musée de la Danse, CCN de Rennes.
Uma versão mais antiga desta biografia mencionava o seu interesse em tradução. Esse mesmo interesse encontrou uma forma de se materializar por ocasião do lançamento do livro Rétrospective par Xavier Le Roy, no qual traduziu para francês as entrevistas entre Xavier Le Roy e Bojana Cvejic (2013).
Cyriaque Villemaux foi artista residente do Akademie Schloss Solitude entre 2014 e 2015, onde produziu The Stuttgart Pieces e Covers em colaboração com Néstor Garcia Díaz e Boglarka Borcsok. Estreou em 2016 a peça "Châteauroux and other crime scenes” e prepara atualmente um novo projecto com Polina Akhmetzyanova, Integração.

 
   
  < < < back